Ensino Fundamental II – Sobre

Do 6° ao 9°Ano

O Ensino Fundamental II é um segmento da escolaridade que atende e contribui com a formação do aluno que se encontra em uma das fases de maior transformação tanto de expectativas, quanto de posturas frente ao aprendizado. A partir dessa etapa, ele não apenas conhece a realidade, mas atua sobre ela, intervindo sobre o ambiente de forma física e mental. Adquire e passa a viver valores como ética, cidadania, cuidados com o meio ambiente e relações culturais, qualidades valorizadas e exigidas pelo mundo atual.

ESTRUTURA E TECNOLOGIA

O Colégio Dinâmico oferece uma ótima estrutura para os alunos do Ensino Fundamental II com lousa digital e ar condicionado em todas as salas de aula, que são amplas. Os alunos têm acesso à biblioteca e às salas de informática e 3D, seja para aulas específicas ou para momentos de descontração. Os pátios, a área de convivência, quadra e cantina também são espaços onde os estudantes usam para aprendizado e lazer.

Agenda Digital

É uma multiplataforma que facilita a comunicação entre responsáveis, alunos e escola, de maneira segura, eficiente e prática. Pode ser acessada através de smartphones, tablets ou computadores por meio de senha pessoal, os pais podem acompanhar em tempo real o cotidiano dos alunos. Entre suas funções, a Agenda é usada para notificações de eventos e comunicados, acompanhamento de atividades diárias e trocas de mensagens instantâneas com o Colégio.

Livro Eletrônico

O Livro Eletrônico apresenta conteúdo de forma dinâmica, multimídia e digital, tornando a atividade educacional muito mais prazerosa dando ao aluno a oportunidade de desenvolver os seus estudos.

A sociedade do século XXI é cada vez mais caracterizada pela gestão do conhecimento, as exigências são cada vez maiores no desenvolvimento das competências, seja para trabalhar, para exercer a cidadania, para conviver, seja para cuidar do ambiente em que se vive. Assim sendo, o material didático do SISTEMA COC DE ENSINO está estruturado de forma contextualizada, interativa e interdisciplinar, auxiliando a preparar o jovem para as próximas etapas da escola e da vida. Amplia e contribui para que os alunos desenvolvam o pensamento sistêmico por meio dos EIXOS TEMÁTICOS, promovendo a interdisciplinaridade, dando sequência dos conteúdos trabalhados na fase anterior focando as habilidades e competências, princípios e valores éticos/sociais. Associa de forma interativa os recursos tecnológicos aos conteúdos favorecendo a aprendizagem tornando-a mais significativa.

AVALIAÇÕES E PREMIAÇÕES

Sistema de Avaliação

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular. Os professores estão constantemente coletando informações formais e informais sobre o que e como seus alunos aprendem. Usam essas informações com diversos objetivos, desde comunicar aos pais o rendimento do aluno até satisfazer padrões e referências da instituição.

Simulado Nacional COC – Aluno de Ouro

O Simulado Nacional, que é proposto pelo Sistema Coc de Ensino, é considerado como uma Avaliação de Mérito. O aluno que adquirir uma pontuação considerável, será premiado como o nosso “Aluno de Ouro” e convidado para um café da manhã com os pais, no colégio, para receber o certificado de reconhecimento pelo mérito.

Simulado Dinâmico SIMDI

A avaliação contempla todas as disciplinas e também questões voltadas para a atualidade.

Formação continuada | docentes

A aprendizagem no Colégio Dinâmico, não é um privilégio reservado apenas aos alunos. Nossos professores estão em constante formação por meio do estudo, da pesquisa, da reflexão e do contato contínuo com as novas concepções de ensino. Além do incentivo à formação, todo educador é estimulado a partilhar experiências e práticas com outros educadores. Isto faz com que diferentes contextos e realidades  enriqueçam ainda mais os projetos desenvolvidos em conjunto com os alunos.

FORA DA SALA DE AULA

Educação Física

A aula de Educação Física é no contraturno, separado das demais disciplinas curriculares, nossos alunos são estimulados a participarem de competições como os Jogos Estudantis de Goiás, Jogos das Escolas Particulares, InterCoc e Interclasses.

Monitoria Disciplinar

Os alunos que obtém as médias mais elevadas auxiliam os colegas que têm algum tipo de dificuldade com as atividades passadas pelos professores em sala de aula. O sistema de monitoria abrange todas as matérias e são realizadas no contraturno, na biblioteca do Colégio.

Visitas externas e Projetos Pedagógicos

Unir o conhecimento livresco a prática é uma de nossas preocupações constantes. Para tanto, o estudo é levado para além dos muros do colégio. Regularmente, os alunos visitam lugares como a Secretaria do Meio Ambiente, têm aulas de Biologia em parques e reservas naturais da cidade. Realizam e participam de projetos como o Café Literário que é todo voltado para o estímulo da leitura, Café com Arte, a Amostra Pedagógica e Científica (APEC), em que os alunos expõem seus trabalhos na escola, entre outros.

Projetos Sociais

A galera do Fundamental II presta serviços para a comunidade local fazendo doações e visitas a entidades filantrópicas. Todo ano, no mês de maio, os alunos participam de uma Gincana realizada pelo Colégio, arrecadam litros de leite para o Núcleo de Apoio ao Câncer de Jataí. Durante o período letivo, visitam asilos e orfanatos. Todos os dias, antes da aula, fazem reflexões, momentos que despertam a importância dos valores humanos.